O sistema de chuveiros automáticos, também chamado de sistema sprinkler, é o mais eficiente e que obtém maior êxito no controle do foco de incêndios em edificações. Quando um profissional é contratado para elaborar um projeto de combate a incêndio, ele deve considerar que a construção está sujeita a riscos de perdas econômicas ou, ainda mais grave, de perdas de vidas humanas.

É bem possível que você conheça o sistema de sprinklers por suas comprovadas confiabilidade e eficiência na segurança contra incêndios. O que poucos sabem, porém, é que o uso dessa tecnologia também resulta em maiores liberdades construtivas e gera economia no processo de edificação.

Apesar de algumas questões de segurança serem mandatórias, segundo as Normas do Corpo de Bombeiros, cabe ao arquiteto optar por determinadas características no projeto para aliar o design com a segurança sem deixar de lado aspectos que possam agregar valor ao empreendimento. Para auxiliar nestas escolhas, é importante que o profissional saiba identificar os mitos sobre a utilização e sobre os custos associados aos sprinklers.

Há ainda outras vantagens nos chuveiros automáticos, destaco as mais importantes:

  1. O sistema funciona automaticamente, evitando possíveis falhas humanas;
  2. O acionamento do sistema de alarme é simultâneo ao sistema de água;
  3. Possui uma rápida ação de aspersão de água sobre o foco do fogo, evitando que o mesmo se propague para os demais ambientes da edificação;
  4. Além disso, os chuveiros possuem uma segurança que favorece a arquitetura e a economia

Entretanto, é importante ressaltar que os chuveiros automáticos não possuem ação sobre fogos latentes. A eficiência do sistema está baseada no princípio da descarga automática de água com uma densidade suficiente para controlar ou apagar os focos iniciais. Aliás, para que os chuveiros automáticos sejam realmente eficientes, eles devem estar 100% instalados em toda a edificação. Caso contrário, as áreas desprotegidas podem tornar o incêndio incontrolável.


Na década de 1980, uma pesquisa sobre a eficiência do sistema de chuveiros automáticos realizada nos EUA, por Phyllis Solomon, apresentou os resultados abaixo. A pesquisa faz parte do livro Automatic Sprinkler Systems.

  • 8% dos focos de incêndio foram apagados ou controlados por apenas 1 um sprinkler;
  • 48% dos focos de incêndio foram apagados ou controlados por apenas 2 chuveiros automáticos;
  • 89% dos focos de incêndio foram apagados ou controlados por até 15 sprinklers.
Categoria
Tags

Sem respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *